sábado, 21 de fevereiro de 2009

3ª Lei de Newton (Ação e Reação)

Relembrando:
1ª Lei de Newton (Inércia) ® Todo corpo mantém seu estado de movimento retilíneo uniforme ou repouso se não existirem forças resultantes, diferentes de zero, agindo sobre ele.
2ª Lei de Newton (FR = m.a) ® Relaciona a força resultante, capaz de alterar o estado de movimento ou repouso das coisas, com a aceleração que esta causada.

Interação entre os corpos
Dizemos que está ocorrendo uma interação entre corpos, ou objetos, quando um está aplicando uma força sobre o outro.
Como isso pode acontecer...
Forças de campo: Quando os corpos aplicam forças entre si sem estarem em contato uns com os outros. Exemplos: Imãs, força peso etc.
Forças de contato: Quando os corpos aplicam forças entre si somente quando estão em contato uns com os outros. Exemplos: força normal, força de atrito etc.
A 3ª Lei de Newton, também conhecida como Lei da ação e reação, nos diz que:
"Se um corpo A aplica uma força sobre um corpo B, este corpo B aplicará simultaneamente uma força de igual intensidade e direção, mas sentido contrário, sobre o corpo A"
Disso podemos concluir que as forças sempre aparecem aos pares na natureza, elas nunca ocorrem sozinhas.
Alguns exemplos:
Quando uma bola de bilhar choca-se contra outra ocorre uma interação entre elas, ou seja, ocorre uma aplicação de forças entre elas somente enquanto estão encostadas (forças de contato).
Quando dois imãs são colocados próximos podemos reparar que eles podem se aproximar ou se afastar um do outro. Isso mostra que estão aplicando forças entre si (forças de campo).
A força que o planeta Terra aplica sobre o seu corpo chamasse força peso (força de campo), e pela 3ª Lei de Newton, seu corpo também aplica uma força sobre o planeta, mas como sua massa é bem menor que a da Terra, as conseqüências dela sobre você são maiores.
Um bloco pendurado em uma mola aplica uma força sobre esta (força de contato), mas a mola também aplica uma força sobre o corpo, por isso ele fica pendurado sem cair (em equilíbrio).

Algumas confusões que são comuns quando se estuda a 3ª Lei de Newton:

Quando um fusquinha choca-se com um caminhão, ocorre uma interação de forças entre eles (da mesma maneira que as duas bolas de bilhar), mas será que o caminhão aplica uma força maior sobre o carro ?
NÃO !!!!
Pela 3ª Lei de Newton sabemos que a força aplicada pelo caminhão terá a mesma intensidade da força aplicada pelo carro.
Mas então porque o carro sempre "leva a pior" ?
Porque a massa do carro é menor. Lembre-se, a mesma força aplicada sobre um elefante e sobre uma formiga causam diferentes conseqüências. (...coitada da formiga !!!)

Uma pessoa empurrando uma parede, sem que esta, logicamente, saia do lugar. Será que a parede também aplica uma força sobre a pessoa ?
MAS É CLARO !!!
Pela 3ª Lei de Newton sabemos que as forças sempre ocorrem aos pares, portanto, se a pessoa aplica uma força sobre a parede, você pode dizer com certeza absoluta que a parede também aplicará uma força, de mesma intensidade, sobre a pessoa.
Mas então como eu posso comprovar que a parede aplica força sobre a pessoa ?
Se a parede instantaneamente sumisse, o que aconteceria com a pessoa que a estava empurrando ? Pois é, ela cairia para frente. Como a pessoa não cai, quando está empurrando-a, significa que existe uma força que não permite que isso aconteça, e esta força é aplicada pela parede.

A força normal e a força peso é um par ação-reação ?
NÃO !!!
Mas vamos com calma, o que é par ação-reação ?
Pela 3ª Lei de Newton, sempre que algum corpo aplica uma força sobre outro, este outro "devolve" esta força com a mesma intensidade e direção, mas em sentido contrário (lembre-se que a força é uma grandeza vetorial, possui intensidade, direção e sentido). Este par de forças na Física chama-se par ação-reação.
Então, o planeta aplica uma força sobre você (força peso) e você aplica uma força sobre o planeta (que não é a força normal). Você aplica uma força sobre o piso, e o piso "devolve" a força para você (força normal). Repare que o par ação-reação nunca é aplicado sobre um mesmo corpo. Cada uma das duas forças é aplicada em corpos diferentes.

Imagine um cavalo puxando uma carroça. Se o cavalo aplica uma força sobre a carroça, e a carroça aplica uma força de mesma intensidade mas sentido contrário sobre o cavalo, como estas duas forças não se cancelam ? Afinal, o cavalo consegue puxar a carroça !!!
Na verdade estas duas forças formam um par ação-reação, e não são aplicadas sobre o mesmo corpo. Uma força é aplicada na carroça e a outra no cavalo. Somente as forças que são aplicadas sobre um mesmo corpo podem ser somadas ou subtraídas, e eventualmente canceladas.

Nenhum comentário: